domingo, 3 de maio de 2009

Sentimentalismos

1. Sobre os sentimentos


Houve uma primeira premissa, o que são os sentimentos ? Sentimentos, vem da palavra sentir, então sentimentos seriam tudo o que sentimos?! Sentimos o vento, a água, um toque, então, o vento seria um sentimento humano? Talvez... o vento simboliza a liberdade, e a vontade de mudança, desta forma, a figura a qual o vento representa é um sentimento!
Ok, recapitulando... Amor é um sentimento, ódio é um sentimento, inveja é um sentimento, orgulho é um sentimento, preguiça é um sentimento e a figura do arrepio também é um sentimento....

Sentimento, s.m. - Estado afetivo agradável ou penoso, provocado por um estado de consciência; conjunto de emoções; opinião; pesar. (Antôn.: insensibilidade). Espanhol: sentimiento - Inglês: sentiment - Francês: sentiment - Alemão: gefühl - Italiano: sentimento.

Pois então o sentimento é nada mais que um estado de consciência, um momento afetivo: um estado momentâneo do caráter pessoal. Resumindo, sentimento: é momentâneo, é pessoal e individual, é característico e VITAL. E ponto. Passemos ao próximo capítulo...



É a partir de uma palavra, é a partir de um gesto, a partir de uma pessoa, um dia, um lugar, é a partir de um pequeno fragmento do mundo que podemos compreender a totalidade do que chamamos universo. É vivendo, é aprendendo, e amando que descobrimos os valores e a realidade do mundo em que vivemos. Por isso, começo a partir de hoje uma tarefa árdua e diferenciada, escreverei sobre os sentimentos, sobre este pequenino componente da alma e da mente dos homens, capaz de alterar ciclos de um universo inteiro ... Desta forma, escrevo por mim, sobre cada um dos sentimentos que sinto... o que sinto agora, o senti há dois minutos, o que gostaria de Ter sentido, ou ainda vou sentir, escrevo sobre cada sensação, sobre cada intenção, mas, primordialmente, sobre cada vivência e lição.
Tenham vocês as impressões que quiserem, tenham vocês a imagem que quiserem, afinal, me desculpem dizer-lhes meus amigos, ninguém é igual à você, e é exatamente por este motivo que não julgarei sentimento algum, se ele é bom ou ruim, certo ou errado, feio ou bonito, apenas falo por mim, falo por uma visão unilateral das coisas e então escrevo... escrevo e sinto. Talvez, mais sinto do que escrevo... de qualquer forma...
Vivo!

Vivian Guilherme Marques


Hey, acorda! O que foi? Acorda, já é dia! Dia? É, é dia, o sol nasceu, está tudo claro, acorda! Ah! Vamos, é dia! Mas...? Acorda, vem, acorda é dia! Eu sei é dia e daí?! Você não sente? O quê?! O dia! Tá, e daí?! Acorda, é dia, vem! Não! Vem...vem viver!!!
Abre os olhos, olha o céu, veja o sol que brilha, sinta a brisa suave, levanta daí sinta suas pernas, erga a cabeça, sorria, pense, coma, ria, odeie, ame, corra, viva! Vamos! É tão simples...tente! Tente! Eu sei que as coisas simples são as invisíveis mas, tente! Vamos, o tempo é curto, vamos!
Veja além dos muros vizinhos, veja além da estátua do jardim, além dos pedriscos no chão, tente ver além do café da manhã, do almoço, da janta, veja além do escovar os dentes, lavar a louça e colocar pé ante pé. Quebre a xícara, pise na poça, suje as mãos, chore!
Sorria por Ter certezas, e sorria pelas alegrias, sorria pela imensidão do universo, e pela imensidão de possibilidades, sorria apenas por poder sorrir, sorria por poder pensar, acordar, levantar para ir à escola, ver o sol, me escutar e tentar.
Sorria por viver! Por sentir estar vivo e por Ter motivos para levantar. Tem tanta gente para você conhecer, tanta coisa para se aprender, tanto para se fazer!
Vem! Vamos fazer com que cada dia valha a pena, para que cada hora seja uma recordação boa ou má, mas algo de que se lembre! Vem, você já está perdendo tempo! Está atrasado!
- Tá bom mãe, já to indo !!!


Puta!!! Aquela cachorra, vadia, morfética, ridícula, baixinha, gordinha, feiosa, absurda, cretina, pé no saco, filha da ....querida mãezinha dela....Que garota abusada!
Não vê?!
Ele é meu!
É meu...
Ele é meu ????? (?!)
...É...meu ?
...
..
.
E volta o velho mistério de quem pertence à quem, SE alguém pertence à alguém, talvez pertença ao mundo, ou não pertença à ninguém, ou pertença a seus pais, ou pertença a ele mesmo, ou pertença ao universo, ou pertença a sua liberdade, ou pertença aos sentimentos... ao amor... pertença ao que sinto por ele...Bah!
Mas também é subjetivo, aliás, tudo é subjetivo! E talvez ela não seja uma cachorra, talvez seja uma ¿cadela¿...e... Ah! Besteira! Tudo é besteira, não é?! Tudo é da minha cabeça mesmo, e se não fosse seria da onde? Louca!
Eu gosto, tu gostas (?), ELA gosta (!), nós gostamos, vós gostais (?), ELAS gostam. E quem disse que conjugar verbos é besteira? Se é besteira, e se tudo é besteira, o que não é besteira? Ah! A cachorra!!! Claro! A cachorra não é besteira... ela é ridícula, e perceba que são coisas diferentes!
E nem me venha com essa história de que sou ciumenta tudo bem? Porque é um absurdo! Onde já se viu! E nego mesmo! Nego até a morte! Não, não e não... NÃO tenho ciúmes! Afinal, como boa pecadora nego nego nego! E pronto! Eu só não gosto dela, isso! Não gosto daquele jeitinho de ¿quero ajudar¿, não gosto do jeito que ela anda, não gosto das músicas que ela ouve, não gosto das roupas que ela usa, e não gosto quando ela chega perto! É simples assim! Posso até dizer que tenho ¿fobia¿ à cadelas... ou cachorras?! E isso seria um problema médico.. está vendo?! Eu não sou louca, é apenas problema médico! É físico, não tenho culpa! E nego mesmo!
E até porque isso tudo tem a ver com auto-estima, e amor próprio e coisas psicológicas do tipo... Afinal, ¿a mãe é minha¿, ¿o quarto é meu¿, ¿a boneca é minha¿, não são coisas tão distantes.. E se for ver é normal! Errado, ruim e prejudicial, mas normal, convenhamos!
Está vendo, nem sou tão errada assim, e muito menos louca, sou até normal demais! E ciúmes todo mundo tem...e MATA ouviu? É Ter ciúmes mata, provocar ciúmes mata, e escrever sobre ciúmes mata mais ainda... chega! Fecho a portinha dos pensamentos obscuros, acendo a luz...


Sabe quando você quer só entender... porque as coisas são tão instáveis.. e tão inseguras e inapalpáveis que assustam às vezes, não sei se porque eu sempre fui muito pé no chão e muito acostumada com a mesmice e com as normalidades e... essa montanha-russa me estressa demais! E é algo que acho que não deveria ser... Eu me pergunto se as coisas devem ser da forma como têm sido, ou se eu posso mudá-las para melhor, apesar de ter medo de mudanças, sempre tive... e acho que sempre terei... mudar me assusta demais! E... sinto que não era para mudar, porque poxa.. está bom... mas, não está... tipo... tá ruim, mas tá bom... conformismo e medo de mudança talvez... É eu tenho medo de mudar sim... Medo de trocar as coisas do quarto e tudo parar de dar certo, tipo, colocar a cama em outro lugar, usar uma roupa antiga, mexer em algum bibelô da escrivaninha... medo de mudar o corte de cabelo, de pintar as unhas de cor diferente, de trocar os anéis...
Medo de trocar certos por incertos, dar passos e não conseguir mais voltar atrás (e essa frase teve intertextualidade sim....as minhas metáforas são mais claras viu?! Mas, sinto muito, esse texto não tem a ver com você... e muita coisa daqui de dentro não tem mais a ver com você.... sinto muito...digo.. sinto muito bem! Pois as coisas caminham, bem ou mal, mas caminham, e passado é passado fica para trás em frases entre parênteses, entre metáforas em blogs e entre intertextos...ponto). Talvez porque mudar implique tantas coisas, implique em ter que antes de tudo mudar a sua cabeça, e principalmente, mudar o coração, e... como é difícil mudar o nosso coração, ele é muito maior do que todas as coisas que nos cercam, acho que até maior que o mundo, e olha que o mundo é grande, hein?!
É... verdade... não só a mudança assusta, mas também tudo que é diferente... tudo que vai contra tudo ao que estamos acostumados... Se estamos acostumados a acordar todos os dias e tomar um copo de leite é estranho termos que acordar e tomar café... E isso não só assusta, como às vezes irrita e nos aborrece! Se estamos acostumados a lidar com um tipo de situação, com um tipo de pessoa, quando nos vemos a frente de uma situação nova e uma pessoa completamente oposta a nós, é difícil aceitarmos os novos parâmetros... Isso pode levar dias, semanas, meses... (Anos não vai! Pelo amor de deus... anos não né?! Tomara q não.. enfim...) Tempos... e isso basta... leva tempo... E... ai para a pessoa ou a situação não ser mais diferente, nós mudamos... Claro, que tem as fases de estresse, de raiva e lágrimas... mas acho que no fim dá tudo certo (Dá né?! Por favor, otimismo! E perceba que estou conversando comigo mesma! Ridículo, porém real!) Mudamos, e... mudou! E ai como já mudou, já vira mesmice e volta o medo de mudar de novo... um ciclo como tudo...e sabe... acho que isso tem a ver com o medo de se machucar... medo das coisas não darem certo! É... Todos tem medo de sofrer... e enquanto as coisas estão estáveis, elas estão certas... ao menos sabemos como será o dia de amanhã... e acaba em equilíbrio. Equilíbrio, segurança e confiança. De qualquer forma... medo!
Mudar... de novo?!!? Não.. por enquanto não... que continue assim... mesmo que... e que.... e que... ah! Como sempre espero a campainha soar e me tirar do palco, enquanto isso não ocorre continuo interpretando meus personagens nesse grande teatro chamado ¿vida¿.. vida cretina isso sim... Não, não.. texto cretino, isso sim! Mas um dia eu consigo... Se eu mudar quem sabe...


Às vezes acho besteira falar em amor
É tão complexo, ao mesmo tempo que
Sinto algo tão grande dentro de mim
Que avança barreiras do querer
É grande, intenso e forte
Me joga na parede e me arrebenta o peito
Então, amo
E, amo de peito aberto
Com emoções nas mãos e lágrimas nos olhos
Pés nas estrelas cabeça nas nuvens
Me entrego
E não resisto, tu és
E ser é muito mais do que qualquer outra coisa
Pois sou
Sou eu
Sou amor, sou paixão, sou vontade
Sou tua.

Nenhum comentário: